Doutor Água em reportagem da RIC

Matéria foi ao ar no dia 22/03, no programa Jornal do Meio-Dia

Preservar a natureza e aproveitar da melhor maneira possível todos os recursos disponíveis. Com esse objetivo, alunos da Escola Municipal Hermann Muller inauguraram nesta manhã o sistema de armazenamento de água da chuva e outro de compostagem para adubar as plantas. Uma iniciativa que deu certo e já colocou a equipe em destaque pelas inovações didáticas e pedagógicas, principalmente no que se refere ao meio ambiente. No Dia Mundial da Água, uma comemoração no lugar que não à toa é chamado de Rio Bonito. Fauna e flora abundantes aos pés da Serra Dona Francisca. Alunos de uma escola se reuniram comemorando o reaproveitamento de 100% da água da chuva. Entrevista com Silvane da Silva, diretora da escola. Ela diz que a criança já é por si curiosa. Apenas tiraram partido disso. Criança gosta, se diverte, é feliz mexendo na água, mexendo na terra, diz ela. Então, apenas descobriu e direcionou o aprendizado, para que esse aprendiza do também acontecesse com alegria, com prazer e com cuidado.
Segue a reportagem informando que no projeto toda a água da chuva captada, armazenada em caixas d’a água. Entrevista com João Carlos Farias, presidente do Instituto Viva a Vida. Ele afirma que a importância vem já de uma norma brasileira, desde 2007, que rege a forma correta de aplicação. Então, tem-se fundamentalmente que separar o material sólido que está no telhado. São sujeiras, restos de animais, sujeiras de animais, que não podem ir para um reservatório. Essa separação é feita, vai para o reservatório livre de sujeira, ou com até 99% de sujeira eliminada. Depois existem outros componentes, outros produtos que precisam compor dentro do reservatório para manter a água limpa. Antes de usar, principalmente quando se usa em bacia sanitária, a esterilização dessa água é feita através do ultra-violeta, que é o que se recomenda com segurança e automaticidade.
Entrevista com aluno não identificado. Ele diz que melhora muito a s coisas, as plantas. Não precisa ficar gastando água. Pega da chuva. Entrevista com Roque Mattei, secretário da Educação de Joinville. Ele informa que a Escola Hermann Muller é um projeto muito especial para a rede. Tem-se ali coleta da água da chuva, coleta seletiva de lixo, compostagem, horta. Um sistema ecologicamente correto, acima de tudo a comunidade participando, os alunos participando, os professores. Esse é o projeto, diz o secretário, que se sonha implantar em todas as escolas da rede municipal de ensino. De volta ao estúdio, Marcos Oriques diz que é um lugar muito lindo, muito astral, muito bacana, esse evento hoje pela manhã no Rio Bonito.

Detalhes da reportagem:
Emissora: RIC (Joinville) – Jornal do Meio-Dia
22/03/2013 (12h00)

Submit a Comment

Doutor Água © 2012   |  Todos os direitos reservados