Escola modelo é 100% meio ambiente

Na semana comemorativa aos 162 anos de emancipação política e administrativa do município de Joinville, o IVC (Instituto Viva Cidade) encerra mais um projeto, agora na Extensão da Escola Municipal Rural Hermann Müller.
A edição do jornal do Projeto Eco-Escola registra, em oito páginas, os principais lances dessa iniciativa dos associados do IVC.A capa destaca dois projetos em escolas e a produção de um  vídeo sobre o rio Cachoeira.
O documento, faz um resgate histórico da entidade e dos três mais importantes projetos realizados nos primeiros quatro anos de sua existência.

Na segunda página do jornal o destaque é o editorial que resgata uma fala que fiz em nome do IVC. A ocasião me permitiu desafiar o prefeito e sua equipe como já descrevi noutro post neste blog.
Aquela era uma outra equipe que já não mais comanda a prefeitura. Então, o editorial permite trazer o discurso à tona novamente e replicá-lo, sob a forma de documento, aos novos  gestores públicos da maior cidade catarinense.

A primeira metade da página 3 contextualiza o leitor sobre função da Fundema e as fontes que geram recursos financeiros à entidade.
Parte deles compõem um fundo que financia projetos como os três que são os temas desta edição do jornal.
Na outra metade da página o destaque é para as Oscips e como estas entidades estão subordinadas às diversas esferas de governo, obrigando-se à transparência de seus atos e gerenciamentos dos recursos públicos conquistados através de editais públicos e patrocínios privados.

A página quatro é reservada para reportar a implantação do sistema de aproveitamento da água das chuvas com captação nos telhados, reservação em tanques, tratamento com UV e uso nos banheiros, hortas, jardins e torneiras que servem águas para limpeza da escola.

Na página cinco o leitor descobre que as crianças, além da lancheira, livros e cadernos, levam “lixo” para a escola, ou melhor, resíduo orgânico, das suas casas, para ser compostado, transformado em adubo e fertilizar o solo dos jardins e hortas da escola.

A sexta página traz informações de projeto anterior também implantado noutra escola municipal, o CEI Fátima.

Na página sete a parceria com o COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville é o assunto que destaca a produção do vídeo documentário “O rio que teima pela vida”.

A última página anuncia que o IVC a partir deste ano de 2013 muda de nome. Nascida ONG (Organização Não Governamental) agora é a Oscip (Organização Social Civil de Interesse Público) IVC (Instituto Viva Cidade).

A partir do dia 07 de março, inicia-se a distribuição dos impressos. Mais um presente para comemorar o aniversário de Joinville.

Categorias:

Acontece

Comentários:

0

Compartilhe:

Submit a Comment

Doutor Água © 2012   |  Todos os direitos reservados